2014
Wednesday
November
05

São Brás de Alportel (P) - Dieta Mediterrânica - Grande sucesso da equipa SlowMed Portuguesa, no Egito

Sao Bras de Alportel

Durante a semana passada, em Alexandria, no Egito, a equipa Portuguesa do projeto SlowMed mostrou a genuína gastronomia Algarvia e o elevado profissionalismo dos cineastas e especialistas que integram o "Local Working Group" nacional.

Oitenta participantes, entre "Chefs", "Film Makers", Especialistas em alimentação e comunicação e Nutricionistas/Dietistas reuniram-se na Biblioteca de Alexandria e na Universidade de Pharos, no Egito, para apresentar propostas de gastronomia, de documentários e de publicações para crianças, sempre com o mesmo tema: A Dieta Mediterrânica.

Durante uma semana, as seis equipas Nacionais (LWG) - Portugal, Egito, Palestina, Espanha, Líbano e Itália - viveram momentos intensos de partilha e de troca de experiências, debatendo ideias e construindo coletivamente os guiões para os produtos nacionais e internacionais do projeto ENPI SlowMed: um estudo de base, um documentário, ações de educação alimentar nas escolas, um livro de receitas para crianças e um "roteiro" de eventos de promoção da Dieta Mediterrânica, que culminará em Setembro de 2015, em Portugal, com o Festival Internacional SlowMed, em articulação com a Feira da Dieta Mediterrânica (Tavira).

A presença portuguesa destacou-se no meio de equipas profissionais muito competentes: O vídeo de apresentação do LWG Portuguêscolheu intensos aplausos da audiência e recebeu muitos parabéns por parte dos cineastas presentes, contribuindo para elevar o nível da competição que culminará no próximo ano, durante o festival SlowMed, com o Concurso Internacional de Documentários sobre a Dieta Mediterrânica. "Film Makers" Portugueses: Jorge Mestre Simão (CIAC-UAlg) Rodrigo Cartegiano, Ana Medeira e Fúlvia Almeida.

"Cataplana de Galinha com Batata-doce de Aljezur e Mexilhão" e "Polvo com Xarém de Ameijoa Branca e espinafre salteado" foram as propostas gastronómicas propostas e preparadas pelos Chefs Algarvios Adérito Almeida e Abílio Guerreiro (EHTA-TP), Margarida Vargues e Pedro Beleza. Embora fossem muitas e extremamente interessantes as ementas apresentadas pelas restantes cinco equipas, a originalidade, apresentação apelativa e sabor dos pratos Algarvios foram o momento alto da mostra gastronómica, reunindo consenso quanto à sua excelência.

Se algum dos participantes ou dos 20 chefs estrangeiros tinha dúvidas sobre a capacidade da cozinha portuguesa de se afirmar como uma das melhores cozinhas do mundo, elas dissiparam-se assim que a cataplana foi servida ou que o xarém de polvo se derreteu na boca dos convidados. Foi um momento de aclamação geral para a Gastronomia Algarvia, guardiã da Dieta Mediterrânica.

O LWG Português aproveitou para fazer "embaixada" junto dos 5 países participantes dos produtos locais, tais como a "Estrela de Figo" o Azeite e a Flor de Sal, que foram amplamente apreciados e criaram expectativas elevadas para as mostras gastronómicas do próximo ano, no Festival SlowMed, em Portugal.

As propostas de guião para o documentário e o livro, bem como os objetivos da campanha de edução nutricional nas escolas foram aprofundadas pelos responsáveis pela comunicação e pelos nutricionistas/dietistas dos seis países participantes e em que Portugal se fez representar por Susana Rosa (Comunicação) e Catarina Vasconcelos (Dietista), com a dinamização de Estela Louçã, da In loco.

O Projeto SlowMed, apoiado pelo programa ENPI CBC-MED, tem como objetivos consagrar a Dieta Mediterrânica como um estilo de vida saudável e o Slow Food como uma forma de diálogo cultural entre os povos do mediterrâneo, visando:

Incentivar a preservação e conservação do património gastronómico, cultural e artístico do Mediterrâneo;

Promover o reconhecimento da gastronomia como uma forma de expressão cultural e artística e de aproximação entre os povos do mediterrânico;

Estimular a cooperação económica, cultural e institucional no campo da Dieta, Cultura e Arte Mediterrânica.